Chá no verão? Todo o ano!

Os chás podem ser os maiores aliados à sua saúde!

Consumimos constantemente mas não temos a ideia da panóplia de opções que temos à nossa disposição!

O chá deve ser fervido? 

Dado que tem pouca teína, devemos preparar o chá com água quente, mas sem fervê-lo, para que as folhas não tornem o sabor mais amargo. Ele retarda os sinais do envelhecimento precoce.

Aqui poderá encontrar um guia completo com a maioria dos chás e infusões e informações relacionadas aos seus usos. Vamos montar uma mini ervanária nas nossa cozinha? 

 

Chás e suas propriedades

Chá verde: O principal benefício do chá verde é ajudar a emagrecer, porque tem cafeína e catequinas que aceleram o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia, além de facilitar a digestão, ajudar a regular o intestino e combater a retenção de líquidos no organismo.

Resumidamente:

  1. Protege as células do organismo;
  2. Retarda o envelhecimento celular;
  3. Combate o colesterol;
  4. Prevene doenças do coração;
  5. Ajuda a prevenir vários tipos de cancro

Chá de folhas de oliveira: 

Os extratos feitos com folha de oliveira contêm fenóis, como a oleuropeína, que protegem contra a oxidação do colesterol mau, diminuem a inflamação do corpo, regulam os níveis de glicose no sangue e ativam ainda a queima de gordura.

Esta planta é ainda muitas vezes utilizada para baixar a pressão arterial, sendo que seu efeito é muitas vezes comparado com remédios de farmácia.

Chá preto: 

É o mais popular na cultura ocidental. O seu sabor e suas propriedades fazem dele uma bebida maravilhosa. Tem uma boa quantidade de antioxidantes e além da propriedade de saciar a fome, é bom para o estômago e possui poucas calorias. Nem sempre foi usado para consumo, também foi uma moeda de troca, já que não perde seu sabor com o passar do tempo.

As folhas da Camélia Sinensis passam por um processo de oxidação para deixar de ser verde e se tornar preto. É estimulante por sua quantidade de teína logo pouco aconselhável a quem tiver problemas de epilepsia ou coração que o impeçam de tomar café.

Chá branco:

É chamado de “elixir da juventude” por suas maravilhosas propriedades. Diz-se que é o mais refinado e delicioso dos chás. No lugar das folhas usam-se os brotos menores e moles da planta. Por isso é que se costuma dizer que a pessoa que bebe esse chá, na realidade está bebendo da juventude da planta, ou de sua energia vital. Quer ficar uns anos mais jovem? Quer manter-se de bom aspeto para sempre? Vamos apostar neste chá! Também é antioxidante e diurético e deve ser bebido a uma temperatura de aproximadamente 75º C.

Chá vermelho

É denominado “Pu-erh” e conhecido por suas maravilhosas propriedades, que o torna um ótimo aliado para as pessoas que querem queimar gorduras. Tem um sabor muito forte, terroso e é vermelho escuro. OBeber três xícaras desse chá por dia elimina as gorduras do corpo e reduz os níveis de colesterol. A temperatura ideal de preparo é de 95º C.

Chá de Camomila:

É muito usada para tratar transtornos digestivos leves, indigestão, cólicas, diarreia ou gastrite. Serve também para irritações ou inflamações oculares e é usado para problemas respiratórios como asma, tosse ou acumulação de catarro. Trata a acne e limpa feridas superficiais.

Chá de Menta:

Tem propriedades antissépticas (substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infeção por acção de bactérias ou germes), antiespasmódicas (O efeito produzido é o de prevenir a ocorrência de espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga e digestivas. Reduz flatulências, afasta insetos, mantém o bom hálito e é usada para tratar a tosse e eliminar o catarro).

Chá de Tília

A parte medicinal da tília encontra-se nos frutos e nas flores. É sedativa e usa-se como tranquilizante para o sistema nervoso. Permite melhorar a digestão e nos ajuda a dormir melhor. Pode ser usada para reduzir problemas arteriais, cólicas e dores menstruais.

Chá de Valeriana

É muito similar à tília quanto às suas propriedades sedativas e relaxantes. É preciso ter cuidado com a quantidade consumida, porque pode causar um efeito sedativo excessivo no sistema nervoso, baixar a pressão arterial e desacelerar a circulação.

Chá de cavalinha

O chá de cavalinha possui propriedades remineralizantes que ajudam a fortalecer os ossos deixando-os menos propensos às fraturas. Elimina também toxinas, reduz a retenção de líquidos, tem efeito diurético, é um poderoso cicatrizante, bom para pernas pesadas e varizes, ajuda a acelerar o metabolismo!

Chá de alecrim

É um digestivo excelente, melhor ainda do que a hortelã. O alecrim também é muito usado para ajudar pessoas que querem controlar o peso, pois aumenta a sensação de saciedade.